Fonte: Aleteia 

São quatro atitudes simples que nos ajudam a entender o verdadeiro objetivo da vida cristã

Um dia, os apóstolos pediram a Jesus: “Senhor, aumenta a nossa fé”. E Jesus respondeu-lhes usando a imagem do grão de mostarda. Nós também podemos ser tentados a pedir uma medida maior do Espírito Santo para poder realizar grandes coisas, mas lembremo-nos primeiro, que o Espírito Santo é uma das três pessoas da Trindade, embora se expresse sem rosto pessoal. Quando o Espírito Santo é dado, é dado pessoalmente, sem medida e completamente. É um dom radical e plenário, reflexo eficaz do amor absoluto do Pai e do Filho.

A questão está mais do lado da área em que o Espírito Santo quer atuar, neste caso nossas vidas. Para falar de sua vinda em nós, mais do que presença, a tradição fala da sala. Embora, como São Paulo, sejamos capazes de dizer: “Já não vivo, mas Cristo vive em mim” (Gl 2,20), não devemos nunca deixar de nos maravilhar com esta grande realidade. Fomos capazes de suportar a presença sobrenatural de Deus nas profundezas do nosso ser, o que autoriza Santo Agostinho a dizer: “Pergunta ao teu coração, se tu sabes que tens caridade, tens o Espírito Santo”.

1. Termos a certeza que nossa alma está disponível para receber o Espírito Santo

Em primeiro lugar, devemos cuidar da morada do Espírito Santo, pois Ele quer fazer-se “doce hóspede das nossas almas”, retomando as palavras da sequência do Pentecostes. A hotelaria que constitui a nossa alma está disposta a acolher este Hóspede que bate à sua porta? Porque se nos tornarmos bons anfitriões de nossas almas, prontos para receber este Convidado que é o Espírito Santo, então esta vinda transformará nossas vidas e nos tornaremos santos.

2. Reconhecer a desordem do pecado em nossa vida, pedir o perdão de Deus

Arrumar a hotelaria, torná-la agradável com um cheiro bom, confortável, tanto que dá vontade de ficar aí, tudo isso requer a nossa colaboração. Colocar a hotelaria em ordem significa reconhecer a desordem do pecado em nossa vida, pedir o perdão de Deus.

3. Viver atos de caridade e de benevolência

É isso que torna nossa alma mais agradável. Ficar pronto para abrir a porta não é possível se nos dispersarmos sem parar.

4. Não esquecer de rezar todos os dias

O treino diário da oração ajuda a estar pronto, a oração na qual clamamos a Deus: “Vem, vem a nós, consolador soberano!”. O que temos que aumentar é nosso desejo de recebê-lo e nossa capacidade de reconhecer seus passos e ouvi-lo bater à porta de nossa alma. São Serafim de Sarov, aquele grande místico russo, fala desse desejo do Espírito como de uma conquista: “O verdadeiro objetivo de nossa vida cristã é adquirir este Espírito de Deus; enquanto a oração, as vigílias, o jejum, a esmola e outras ações virtuosas, feitas em Nome de Jesus Cristo, são apenas meios para adquiri-lo. O Espírito Santo deseja atuar em cada pessoa de boa vontade que deseja fazer de sua alma uma agradável morada para a vida sobrenatural de Deus. Dê um espaço ao Espírito, sua alegria será imensa. 

Deixe seu Comentário