A indicação precisa alcançar a maioria dos votos na Câmara Municipal para ser aprovada

Inspirados na história de vida da Irmã Otília, 89, que há 60 anos se dedica ao apostolado levando conforto e esperança aos enfermos da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, os jornalistas Alessandro de Paula e Anete Lacerda, com apoio de representantes da Santa Casa, propuseram o nome da freira ao título de “Cachoeirense Presente Nº 1 2023” durante sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (11).

O convite foi feito pelo vereador Paulinho Careca (PSB), que cedeu seu tempo na Tribuna, juntamente com o vereador Ely Escarpini (PV), para que os dois jornalistas pudessem expor.

“Acho muito importante que a vida dela sirva de exemplo, que ela realmente seja homenageada porque é uma pessoa que abraçou a missão que ela recebeu de Jesus e cumpre essa missão até hoje. Sempre falo em toda oportunidade que tenho que temos que fazer a diferença no mundo, e a Irmã Otília faz essa diferença. Com sua simplicidade, humildade e sua timidez, porque ela é muito tímida e mesmo assim vai à Santa Casa todos os dias visitar os doentes. Que vocês pensem nessa mulher, que neste mês completará 90 anos e se mantém ativa servindo. Que vocês avaliem essa homenagem”, destacou Anete Lacerda.

A iniciativa do jornalista Alessandro de Paula, dono do portal Dia a Dia, veio após a religiosa ser tema de um projeto jornalístico que busca valorizar mulheres com história no município. 

“Há um ano e meio temos um projeto chamado “Bravas Mulheres”. Um projeto que eu e a Anete desenvolvemos para homenagear e valorizar mulheres que representam uma história, um trabalho social, fazem a diferença na sociedade e entre elas temos a Irmã Otília, que há 60 anos faz esse trabalho na Santa Casa, levando conforto, levando esperança, rezando pelos doentes, e nós achamos que ela merece essa homenagem”, propôs Alessandro, diretor do jornal Dia a Dia.

O jornalista continuou: “Sabemos que outros nomes, também merecedores, podem ser indicados para receber esta honraria na Festa de Cachoeiro de 2023”, avaliou, “mas, considerando que esta senhora já está com 89 anos, não podemos esperar para homenageá-la no próximo ano. Queremos que ela continue conosco por muitas décadas, mas o tempo de Deus não é igual ao nosso. Por isso pedimos que os vereadores avaliem nosso pedido com carinho”.

O vereador Pastor Delandi Macedo propôs aos vereadores acatarem a indicação de imediato. “As igrejas têm um papel fundamental na socialização. Não por acaso, temos três hospitais filantrópicos cuidados por instituições religiosas em Cachoeiro de Itapemirim e o trabalho da Irmã Otília é invejável”, afirmou.

Vandinho da Padaria, presidente interino da Casa, reforçou que, mesmo já havendo a menção de outro nome pelos vereadores, a indicação de Irmã Otília é muito bem vinda e será considerada quando a Mesa Diretora elaborar o Projeto de Resolução para a escolha do agraciado de 2023. “Acredito que ela seja muito maior que esta homenagem, é mais do que merecido”.

O título de Cachoeirense Presente Nº 1 é conferido a cidadãos, cujos trabalhos prestados à comunidade cachoeirense, se destacam no dia a dia. A escolha do nome é feita pelos legisladores por meio de votação. A honraria é entregue na Sessão Solene festiva da Festa de Cachoeiro, em junho.

 

🔹 Registros: 

 

Fonte: https://www.diocesecachoeiro.org.br/ler.asp?codigo=5786

Deixe seu Comentário